Estruturas de mercado
CAMPUS – HORTOLÂNDIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: MICROECONOMIA
PROFESSOR: RICARDO
TEMA: ESTRUTURAS DE MERCADO
Nome: Júlia Carolina Ghiraldelli
R.A: 3945
HORTOLÂNDIA
ABRIL – 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP
CAMPUS – HORTOLÂNDIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROFESSOR: Nilceia Cristina dos Santos
TEMA: ESTRUTURAS DE MERCADO
Trabalho apresentado ao curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP – Campus Hortolândia – como exigência parcial para obtenção de crédito na disciplina de Microeconomia
HORTOLÂNDIA
ABRIL – 2010
INTRODUÇÃO
Dentro da microeconomia, os economistas distinguem quatro modelos teóricos básicos de mercado, que se indicam por ordem decrescente de competição: concorrência perfeita/pura, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio e Monopsônio/Oligopsônio. Tendo isso em vista, podemos classificar estrutura de mercado como um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço. Assim, surgem os denominados tipos que estudaremos a seguir, cada um com a sua forma diferente de se organizar.
1. O estudo da Microeconomia
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Assim, seu estudo é divido em:
✓ Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. Assim surge o que chamamos de curva de demanda.
✓ Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina