estruturas de mercado
ESTRUTURAS DE MERCADO
Carolina Eichner
Charlaine Moura Vidal
Daniela Marqueli Delarmelin
João Vanzin
Roberta Cristina Fedrizzi
Lajeado, 16 de maio de 2014
1 Introdução
Diante de uma era em que a competição não é mais local, e sim global, destacar-se nesse mercado torna-se um desafio cada vez maior para as empresas. Investimentos em atendimento diferenciados, facilidades de pagamento e entrega, marketing forte, sustentabilidade aplicada a processos e produtos, vem sendo estratégias adotadas pelas empresas em busca de participação de mercado e lucros. Porém, é fundamental conhecer o mercado e suas características, com vistas a optar pela melhor técnica. Nesse contexto, busca-se neste trabalho abordar as estruturas de mercado e suas singularidades.
A relação entre oferta e demanda determina o preço e equilíbrio do mercado no âmbito da economia, sendo que o resultado desta interação provoca consequências distintas em cada mercado, pois está diretamente relacionado a outros fatores, como tecnologia, informação, tributação, regulamentação, localização, disponibilidade, entre outros, que são específicos para cada mercado.
Porém, há também fatores comuns a estes mercados, os quais são estudados pela economia com objetivo de compreender o mercado econômico e sua organização. Esses fatores permitem a classificação das diferentes estruturas de mercado com base em algumas hipóteses e na observação das características existentes em cada mercado.
As várias estruturas de mercado dependem fundamentalmente do número de empresas que formam esse mercado, do tipo de produto que essas empresas fabricam, se estes são diferenciados, e por fim, se há ou não barreiras de entrada para novas empresas nesse mercado.
A lei da oferta e da procura determina o preço, e, sem interferências, o mercado automaticamente encontra o seu equilíbrio, isso pode ser percebido no caso da concorrência perfeita, porém