Estruturas de mercado
1)número de empresas concorrentes entre si; 2)onde as características das firmas estão ligadas a aspectos relacionados ao grau de concentração, às barreiras à entrada e à existência de produtos substitutos, entre outros; estrutura refere-se à maneira como as empresas que integram uma indústria se organizam. As características determinantes das estruturas de mercado são relativas e tendem a não sofrer alterações expressivas em curto espaço de tempo
O modelo Estrutura - Desempenho
Como sugere o modelo teórico adotado, há influência da estrutura sobre a conduta e desta variável para o desempenho. Por conseguinte, pode-se omitir o estudo do componente intermediário, e analisar de forma direta a relação entre estrutura e performance. O que favorece o surgimento deste modelo são as dificuldades na determinação das diferentes estratégias adotadas pelas firmas em diferentes períodos de tempo.
O estudo da estrutura e da conduta em um dado mercado é importante tanto por razões científicas, quanto para fins de política pública. Segundo Brumer (1981), a teoria econômica sugere que determinados tipos de estrutura e conduta conduzirão a um desempenho desejável. Por outro lado, outros tipos terão conseqüências insatisfatórias. Do ponto de vista científico interessa verificar os diferentes tipos de estruturas e de condutas que leva a diferentes desempenhos.
A figura 2.1 apresenta uma relação causal entre os elementos, indicando que há grandes possibilidades de mudanças no desempenho das indústrias que são decorrentes das mudanças estruturais e de conduta de mercado. No entanto, conhecer somente as mudanças na estrutura e na conduta que resultarão em alterações no desempenho não é suficiente, uma vez que aquelas podem ter ocorrido muito antes das alterações no desempenho.
Segundo Bêrni (1990), uma maneira de se analisar o efeito da estrutura sobre o desempenho consiste em tomar um corte de indústrias e verificar os efeitos do grau de concentração