ESTRUTURAS DE MERCADO
TEMA: ESTRUTURAS DE MERCADO
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é descrever as principais características das estruturas de mercado: MONOPÓLIO, CONCORRENCIA PERFEITA, CONCORRENCIA MONOPOLISTA E OLIGOPÓLIO.
DEFINIÇÕES DE ESTRUTURAS DE MERCADO
Estruturas de mercado são distintas configurações que mostram como os diferentes mercados são organizados, destacando aspectos essenciais da interação entre oferta e demanda a partir de determinadas hipóteses teóricas de comportamento das firmas e dos consumidores. Também de características encontradas nos mercados no mundo real, tais como poder de mercados, políticas de preços, interdependência entre as firmas, condições de maximização de lucros e quantidade reduzida. A análise dessas características permite determinar suas implicações quanto ao nível de bem-estar social, a qualidade da distribuição de renda e a maior ou menos necessidade de regulação estatal do mercado em questão.
MONOPÓLIO Uma estrutura de mercado é caracterizada como sendo de monopólio quando temos as seguintes condições:
* O setor (ou mercado) produtor é constituído por uma única firma, a firma em questão elabora um produto para o qual não existe substituto próximo, existe concorrência entre os consumidores e a firma procura estabelecer mecanismos que garantam o monopólio do mercado. Exemplos de monopólios são os serviços de telefonia, águas e esgotos e energia elétrica em uma cidade. Esse tipo de monopólio é estabelecido por concessão do setor público. Observe que em uma estrutura de mercado em concorrência perfeita temos um grande número de firmas elaborando um bem homogêneo. No monopólio temos apenas uma firma. A firma em concorrência perfeita controla apenas a quantidade produzida, enquanto a firma em monopólio controla a produção ou o preço. O equilíbrio da firma monopolista no curto-prazo Consideramos que a firma monopolista