Estruturas de mercado
DISCIPLINA: MICROECONOMIA
PROFESSOR: WILSON JOSÉ
ESTRUTURAS DE MERCADO
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA:
ALUNOS: ANDRESSA CASTILHO DANIEL MELLO DIEGO MARTINS FLÁVIO LIMA LARICE OLIVEIRA
PÓLO IPATINGA – MAIO 2010
1) INTRODUÇÃO
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características:
a) número de empresas que compõem esse mercado
b) tipo do produto (se são idênticos ou diferenciados)
c) barreiras ou não quanto ao acesso a esse mercado
De acordo com a importância da empresa no mercado e a homogeneidade do produto ofertado, os mercados podem ser classificados em:
CONCORRÊNCIA PERFEITA: é um mercado em que existe um grande número de empresas oferecendo um mesmo produto, que é igual aos olhos do consumidor. O produto é homogêneo. O mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas e com aumento da oferta, os preços tenderão a cair e os lucros extras cairão para lucros normais. Ex: mercado de hortifrutigranjeiros.
MONOPÓLIO: é um mercado em que existe apenas uma única empresa oferecendo bens ou serviços, para o qual não existem substitutos, nem concorrentes. Ex: controle de matérias-primas básicas, correios.
OLIGOPÓLIO: é caracterizado por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Essas empresas produzem bens diferenciados, mas substituíveis entre si. Ex: montadoras de veículos, indústrias de cimento.
CONCORRÊNCIA IMPERFEITA: é um mercado em que existe um número relativamente grande de empresas, produzindo um mesmo bem, ou serviços, que aos olhos do consumidor são diferenciados. Esse mercado sempre é dominado por uma marca. Ex: grifes de roupas, tênis, refrigerante etc...
2) A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BRASIL
Atualmente, o setor industrial farmacêutico é constituído por