Estruturas de mercado e microeconomia
SUMÁRIO 3
1.1.1.Teoria do Consumidor 4
1.1.2.Teoria da Firma 4
1.1.3.Teoria da Produção 4
2.ESTRUTURAS DE MERCADO 6
2.1. Introdução 6
As novas empresas constituem-se em ameaça de que empresas novas entrem no mercado e inicie guerra de preços, propaganda ou aumento de qualidade, no intuito de conquistar posições de mercado, colaborando para derrubar margens de lucro. Os fornecedores podem deter poder de negociação, forçando os custos da empresa em certo patamar e limitando também as margens de lucro. Da mesma forma, os compradores também podem ser poderosos, exigindo preços ou nível de qualidade.
2.2. Conceito de Estrutura de Mercado 6
2.3. Concorrência Pura ou Perfeita 7
2.4. Concorrência Imperfeita 8
2.4.1. Monopólio 8
2.4.3. Concorrência Monopolística 10
3.CONCLUSÃO 11
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. MICROECONOMIA
1.1. Introdução
Microeconomia é o estudo que procura harmonizar a oferta e a demanda. Se as empresas estiverem ofertando muitos bens o preço deles deve cair para que a produção seja vendida. Porém, se a procura por esse bem for muito elevada, a tendência do preço desse produto é subir. Este é um exemplo de como funciona essa lei; isso ocorre com todo tipo de produto. A estabilização da procura e oferta proporciona o equilíbrio do preço no mercado.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em:
1.1.1. Teoria do Consumidor
Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
1.1.2. Teoria da Firma
Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto