Microeconomia
Veremos neste trabalho um pouco sobre Microeconomia, “base moderna da economia”. Teremos neste trabalho, algumas definições segundo a Microeconomia, como por exemplo, o conceito de família e de firma. Veremos através da leitura deste que microeconomia e diferente de economia. Teremos também a oportunidade de ver algumas teorias como: A Teoria do Consumidor; A Teoria da Firma e a Teoria de Produção alem de vermos um breve conceito sobre consumidor, e duas visões: “econômica e jurídica” de empresa. Por fim, veremos a Hipótese Coeteris Paribus, o papel dos preços relativos, a analise da demanda e da oferta, e encerraremos o trabalho vendo quais são as estruturas de bens e mercado de serviços.
MICROECONOMIA
A microeconomia estuda o comportamento dos consumidores, das firmas e dos mercados individualmente. Pode ser considerado o estudo das escolhas feitas por famílias, firmas e governos, e como essas escolhas afetam os mercados, para todos os tipos de produtos e serviços, por exemplo; a microeconomia analisa como os consumidores reagiriam a um aumento no preço da gasolina; gastando menos ou comprando carros mais econômicos. Deste mesmo modo, estuda como uma firma que detém o monopólio da produção de um novo produto determinando o preço desse novo produto, e estuda como os preços são estabelecidos em um mercado individual. A microeconomia é considerada a base moderna da teoria econômica, pois estudas suas relações fundamentais. Para a microeconomia as famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo, as firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. O consumidor eleva a utilidade partida de um determinado orçamento e a firma eleva lucro partindo de custos e receitas possíveis.
Apesar de terem focos distintos, não se pode confundir microeconomia com economia de empresas, a microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação de