Relação homem e animal ao longo da história
[PONTO 1] Como os homens viam os animais (medo, deuses); depois início da domesticação
[PONTO 2] Filosofia: homem (antropocêntrico) x animal (subjugado) – teses
[PONTO 3] Medicina e a experimentação animal (conceito)
Evolução da relação homem-animal [3 fases]
1. Concepção arcaica do animal:
2. Concepção econômico-funcional do animal:
3. Concepção ética do animal:
1.1: Interação com a natureza; Entidades divinas/ Iniciadores de estirpes. Nômades. Alimentação: Caça e pesca predatória. Fixação do homem em territórios, agricultura; domesticação animal: Transporte e alimentação.
2.2: A partir da Domesticação animal: Conceito de homem dominante. Animal - Servidor das vontades humanas. Produção, transporte e proteção. Experimentação animal. René Descartes: Teoria Cartesiana.
3.3: Evolução nas ciências. Animal – Sensível. Normas – Limites de ação humana. “Bem estar animal”. “Adequação e evolução das técnicas de criação e manejo, que atendam ao interesse do homem respeitando-se as necessidades dos animais”.
Animais: Inseridos no cotidiano; lazer (companhia ou diversão), proteção (guarda),saúde (terapias), pesquisa (Experimentações científicas), nutrição e vestuário.
Homem e animal, uma relação complexa. Não há apenas subserviência. Grande cooperação. A relação entre homem e animal é mais complexa e profunda do que pensamos ser. Atinge níveis de sensibilidade que nos tocam e não podem ser explicados racionalmente. Nos últimos tempos, o comportamento social em relação aos animais modificou-se consideravelmente. O nosso bem estar está intimamente ligado à forma de interatividade que temos com o sistema global no qual estamos inseridos.
1.1:
Concepção: Nesta fase o homem tinha através do animal uma ligação que poderíamos definir como mágica-totêmica. O ser não humano