Trabalho Microeconomia Estruturas De Mercado
Anderson Guenther, Jullyanny Mello de Souza, Andrieli Leopoldina, Marnio Voos.
Daisy Ribeiro
Faculdade Metropolitana de Guaramirim
Guaramirim, 25 de junho de 2014
RESUMO
Nesta pesquisa abordamos as estruturas de mercado de uma forma sistêmica como Monopólio, Oligopólio, Concorrência perfeita. Foi possível verificar que a economia se resume basicamente em conseguir os preços certos através da quantidade certa vendida. A permanência da hipótese de perfeito conhecimento e maximização de lucros nos modelos de monopólio e competição monopolística, isto é, a racionalidade perfeita do tomador de decisões, leva a que todas as modificações teóricas feitas a seguir continuem a se construir como um caso especial, do caso geral, a competição perfeita. Tudo mais que não se enquadre nas hipóteses básicas do modelo é considerado uma falha ou imperfeição de mercado.
Palavras-chaves: Monopólio, Oligopólio, Concorrência pura ou perfeita
INTRODUÇÃO
Ao longo deste trabalho, vamos começar por fazer uma alusão as estruturas de mercado, a natureza do conceito, bem como ao seu significado, em seguida, aprofundaremos um pouco mais o tema, falando dos vários tipos como por exemplo a concorrência perfeita, o monopólio e o oligopólio.
Tema esse que é fundamental para alunos de comércio exterior pois se trata de uma estrutura que é bastante comum no mundo atual.
O objetivo é o de explicar de maneira simplificada como atua um sistema de preços e sua influência na alocação de recursos escassos.
Ocorre, porém, que a determinação do preço e da quantidade produzida de um bem ou serviço depende essencialmente do número de agentes econômicos – demandantes e ofertantes – existentes nesse mercado. Por isso, é interessante caracterizar, antes, os diversos tipos de mercado existentes.
O mercado, como você sabe, é o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens e serviços. Antigamente, a palavra mercado tinha uma conotação estritamente geográfica,