quest es
Sim. As instituições devem preparar seus estudantes para a vida científica, visando à ética e seguindo a Lei Moral, para evitar futuras fraudes. A retidão é de fundamental importância para evitar a destruição da reputação na vida acadêmica.
2. Essa disciplina, caso incluída, deveria ser oferecida nos semestres iniciais ou finais da formação?
É interessante que essa disciplina seja oferecida nos semestres iniciais para que o estudante aplique uma atitude honesta ao longo de sua vida acadêmica caso apareça oportunidades de pesquisas e/ou projetos.
3. Quem identifica o plágio tem a responsabilidade moral de denunciar o seu autor?
Uma vez que o plágio é considerado crime constitucional, sim, deve-se denunciar tal ato. Ocultar o crime também é um crime.
4. Caracterizado o plágio em um trabalho acadêmico, em qual nível seja, devem as instituições de ensino superior ou centros de pesquisa punir o plagiador?
Sim. É mais fácil e interessante que as próprias instituições de ensino e os centros de pesquisa punem o plagiador devido à maior proximidade para com ele, já que podem encontrar dificuldades em acionar a justiça para interferir no caso.
5. Se cabíveis, quais deveriam ser as punições? A quem caberia aplica-las?
Como o plágio é um crime constitucional, ou seja, que vai contra a harmonia da constituição de um estado ou país, a punição deve ser feita em favor destes, de trabalhos voluntários às multas. E devem ser aplicadas pelas instituições ou centros em que o plagiador estuda/trabalha.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Ana Luisa Moreira de Morais
QUESTÕES
BELO HORIZONTE
2013