estruturas de mercado no setor supermercadista
Concorrência Perfeita, onde existe um grande número de empresas com os mesmos produtos, há a similaridade entre estes, que na relação transacional não há barreiras entrantes e conseqüêntemente não há influência sobre o preço, esta é sua situação de equilíbrio.
Já por sua vez o monopólio existe apenas um grande player atuando no mercado, os produtos são únicos e sem substituto próximo no que diz respeito às barreiras às entrantes, são claras e evidentes as novas empresas que pretendem acessar ao mercado, o preço nesta estrutura é fator determinante de influência. Também pode haver a situação de concorrência monopolista, onde o número de empresas é elevado e os produtos diferenciados, não havendo barreiras e a influência do preço é limitada. A outra principal estrutura de mercado são os oligopólios, é reduzido, os produtos podem ser tanto iguais como diferenciados, existem entre si uma coesão para criar barreiras de acesso para novas empresas e o preço é uma forte influência. No setor supermercadista gaúcho os oligopólios são predominantes, algumas empresas são controladoras do mercado, são poucas empresas com produtos ora semelhantes, ora diferenciados, estas criam grandes barreiras para o acesso ao mercado de novas empresas e o preço em comum destas é um forte aliado deste pequeno grupo dominante. No ambiente administrativo econômico, há uma série de informações estatísticas caracterizadas como:
Medidas Descritivas;
- Medidas de Tendência Central: Quando se trabalha com dados numéricos observa-se uma tendência destes de se agruparem em torno de um valor central. Isto indica que algum valor central é