Estruturas de Mercado de Concorrência Imperfeita
Estruturas de Mercado de Concorrência Imperfeita As estruturas de mercado de concorrência imperfeita abarcam todos os casos intermédios entre a concorrência perfeita e o monopólio. As empresas que se inserem nestas estruturas de mercado têm um tipo de comportamento que, em geral, é caracterizado por algum dos seguintes aspectos:
- Os produtos são diferenciados, isto é, as empresas escolhem as características particulares do produto que produzem, diferenciando-o dos produtos similares dos concorrentes (procuram criar um “nicho de mercado”).
- Os preços dos produtos são distintos, isto é, as empresas têm a possibilidade de escolher (dentro de certa margem) o preço do seu produto, o que, em grande parte, é determinado pela característica anterior da diferenciação do produto. Neste sentido, cada empresa detém um certo poder de mercado, dizendo-se que ela é “fazedora de 1preço”, por contraposição a “tomadora de preço” como acontece na concorrência perfeita, e que os preços são administrados, no sentido em que não são definidos exclusivamente pelo equilíbrio das forças de mercado. Em termos geométricos, a diferença em relação à concorrência perfeita é que a curva da procura que se dirige a cada empresa não é horizontal, mas antes tem uma inclinação negativa.
Uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado. São exemplos de situações de concorrência imperfeita os monopólios, oligopólios e concorrência monopolista.
MONOPÓLIO
É a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor.
Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto