ESTRUTURA DE MERCADO: Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística (ou Imperfeita) e Oligopólio.
A presente pesquisa tem por objetivo principal nortear os estudos sobre a Estrutura dos Mercados e seus mecanismos, pois não se pode falar em Economia ou Mercado se não entendermos as formas como este ou aquela se estrutura.
Para um melhor entendimento, o trabalho fora subscrito em duas partes, sendo que na primeira, apresentaremos a Introdução ao estudo da Estrutura de Mercados e suas vertentes, onde abordaremos a priori pontos sucintos em relação à história da Economia como ciência. Posteriormente, viajaremos envolto a um mercado que oferece ofertas com oportunidades e possibilidades que levarão o caro leitor a entender com mais facilidade como a Economia dos Mercados se comporta diante da sociedade e a sociedade em relação ao mercado.
Já na segunda parte, apresentaremos cinco capítulos contendo de forma mais ampla, porém detalhada, a Estrutura (ou Forma) de Mercados, onde descreveremos as características, a finalidade, o funcionamento e as influências da Concorrência Perfeita, do Monopólio, da Concorrência Monopolística (ou Imperfeita) e do Oligopólio no cotidiano de uma empresa.
INTRODUÇÃO
Falar em economia primeiramente nos levou a refletir sobre o cotidiano, desde o simples despertar pela manhã até o descanso noturno, pôs em geral, e segundo as ciências que norteiam a natureza humana, é no período da noite de forma gradual e lenta, que a energia gasta pelo corpo humano ao executar as diferentes tarefas do dia-a-dia, é reposta ao organismo, independente de qualquer intervenção.
Ressaltamos que a reflexão descrita acerca da energia agregada ao organismo humano varia de pessoa para pessoa e sua utilização depende da necessidade de cada um.
Porém, ao discutirmos sobre Economia e Mercados houve a necessidade de rompermos as barreiras da simples reflexão, nos debruçar por horas sobre as literaturas que se referem ao assunto, com o objetivo de transpassar as fronteiras do conhecimento técnico e científico acerca da Estrutura dos