ESTRUTURAS DE MERCADO ARTIGO
Clécio Freitas Silveira1
RESUMO
Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo ou a um produto ou um setor específico qualquer. Observa-se, de outra parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Diante das características dos bens ou serviços produzidos, as indústrias podem estar organizadas entre si de várias formas. Estas formas que caracterizam a organização das indústrias, denominaram estruturas de mercado.
Palavras-chave: Mercado; conceitos de mercado; Concorrência; indústria.
INTRODUÇÃO
Com o fortalecimento e consolidação da Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX foi possível perceber um aumento na oferta e na demanda de bens e serviços nunca antes visto, o que certamente proporcionou a concorrência entre as empresas e também a concentração do poder econômico- financeiro nos centros onde se concentravam tais empresas.
Neste período também surgiram as grandes corporações, que possuíam em seus cofres uma soma volumosa de capital, o que propiciava altos investimentos e fortalecia a concorrência, pois quando as grandes concorriam, sufocavam as menores corporações e logo em seguida, era possível prever que uma grande sucumbiria. Sabendo de tais dificuldades e incertezas do mercado, neste período também, na tentativa de estabilizar o mercado e sua luta competitiva, muitas empresas acabaram utilizando de fusões, holdings, joint venture, pools e trustes.
Neste artigo será possível observa a estrutura do mercado, seu conceito e suas espécies, exemplos e suas regulações. Conceito de estrutura de mercado
As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos