Ead
O presente trabalho tem por objetivo abordar de forma clara diversos pontos sobre a Estrutura de Mercado de bens e serviços: Concorrência perfeita, Concorrência imperfeita, Monopólio, oligopólio e sobre a Estrutura do Mercado de Fatores de Produção: Concorrência perfeita no mercado de fatores, Monopólio no mercado de fatores, Oligopólio no mercado de fatores, Monopólio, Oligopólio e Monopólio bilateral.
ESTRUTURAS DE MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Concorrência Perfeita
A concorrência perfeita é a estrutura de mercado que descreve o funcionamento equilibrado, ou ideal, servindo de base para as outras estruturas. A estrutura é também chamada de mercado competitivo, ou mercado perfeitamente competitivo, ou ainda concorrência pura.
Pindick (2010) explica que, de um modo geral, no mercado perfeitamente competitivo, há um número de vendedores e compradores de uma mercadoria, o que garante que nenhum vendedor ou comprador em particular pode influenciar no preço. O preço é determinado pelas forças de mercado da oferta e da demanda. As empresas, individualmente, baseiam-se no preço de mercado para se decidir quanto vão produzir e vender, e os consumidores também se baseiam em tal preço para decidir o quanto vão adquirir.
Para Varian (2003), um mercado é perfeitamente competitivo se todas as empresas partirem do pressuposto de que o preço de mercado independe de seu nível de produção. Assim, num mercado competitivo, cada empresa só tem de se preocupar com a quantidade de bens que deseja produzir. Seja qual for a quantidade produzida, ela só poderá vendê-la ao preço vigente no mercado. Para essa estrutura, os produtos geralmente são idênticos, ou perfeitamente substitutos, e cada empresa é uma pequena parte do mercado. O produtor não tem de se preocupar com a fixação de um preço para seu produto, pois ele é um tomador de preço, que só tem de se preocupar com a quantidade a produzir.
Concorrência Imperfeita
Uma situação de Concorrência Imperfeita