Estruturas de Madeira
ESTRUTURAS DE MADEIRA
EQUIPE:
Maiara Gaspar
Larissa Antunes
Lorena Reis
Julyana Rios
Rafael Marques
Caio
Salvador,
04 de Abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Introdução aos Sistemas Estruturais
PROFESSOR: Alberto Leal
EQUIPE: Caio, Julyana Rios, Larissa Antunes, Lorena Reis, Maiara Gaspar e Rafael Marques.
ESTRUTURAS DE MADEIRA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina
Introdução aos Sistemas Estruturais como parte da avaliação referente aos assuntos abordados durante o semestre corrente.
Salvador,
04 de Abril de 2013
Resumo
Este trabalho tem como objetivo o estudo de estruturas de madeira, o funcionamento da mesma, através da análise das propriedades do material e comportamentos físicos. Tomando-se como base de estudo a Norma 07190 (1997) de Projetos de Estruturas de Madeira, conclui-se que a utilização de normas servem como orientação, parâmetros que um projeto deve seguir desde a execução até o controle das estruturas. Alguns exemplos de projetos realizados com estrutura de madeira foram explorados como forma de aplicação das análises feitas pelo grupo.
Introdução
A madeira, em primeiro lugar, representa fonte renovável e de fácil extração. Utilizada desde os primórdios da humanidade, foi o primeiro material a ser utilizado no intuito de abrigo e, mais tarde, tornando-se grande parte da base de inspiração dos arquitetos sob disfarces que vão desde o pilar, ao templo e à catedral.
Como exemplo, podemos citar o templo de Daigoji, construído em 951d.C., o edifício mais antigo de Quioto, para mostrar que a madeira quando utilizada de forma adequada, consegue sobreviver por anos a fio. “Apesar do longo período de utilização, só na primeira metade do século XX foram estabelecidas teorias técnicas