A Escola Tradicional e a sua Predominância nos dias atuais
ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCATIVA
DISCIPLINA: TEORIAS DA APRENDIZAGEM E INFORMÁTICA EDUCATIVA
PROFESSOR: PAULO VENÍCIO
PRÉ – PROJETO
ALUNAS: Antonia Danila dos Santos Jossemira Muniz Caetano Luziane Soares Paiva Vanecia Luiza dos Santos
FORTALEZA - 2013
ÁREA: Educação
TEMA: A Escola Tradicional e a sua Predominância nos dias atuais
PROBLEMÁTICA:
O tradicionalismo é uma tendência pedagógica que dominou o processo educacional durante muito tempo. Visto de forma negativa por muitos estudiosos, ele passou a sofrer mudanças que foram contrárias aos ideais da escola tradicional. Diante disso, vamos analisar até que ponto essa perspectiva pedagógica predomina na educação no contexto atual.
JUSTIFICATIVA:
Nos dias atuais, ainda vemos traços das características do tradicionalismo na ação pedagógica dos professores tanto na relação professor-aluno quanto na metodologia, conteúdo e avaliação. Percebe-se que mesmo com o advento tecnológico, muitos professores continuam tendo sua prática pedagógica focada na mera transmissão de conhecimentos, onde os recursos mudaram, mas a metodologia continua a mesma.
OBJETIVOS:
Identificar a predominância da pedagogia tradicional nas escolas nos dias atuais.
Analisar as vantagens e desvantagens do ensino tradicional na ação pedagógica docente.
REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com ARANHA (1996), a escola tradicional tinha em vista transmitir a maior quantidade possível do conhecimento acumulado, valorizando, portanto, o ensino predominantemente intelectualista e livresco. À medida que a sociedade se industrializava, tornando mais complexa a vida urbana, a educação exigia reformas radicais que se expressaram em diversas teorias pedagógicas e inúmeras experiências escolares efetivas.
Podemos compreender do texto que a maioria dessas teorias foram contrárias ao modelo educacional vigente, buscando