Estruturas de linguagem de programação (Diagrama Nassi – Shneiderman)
Diagrama
Nassi – Shneiderman
SUMÁRIO
1. Descrição do método................................................................................3
2. Vantagens do método...............................................................................4
3. Sequências de comando condicionais e repetições.................................5
4. Exemplificando..........................................................................................6
5. Referências bibliográficas.........................................................................7
DESCRIÇÃO DO MÉTODO
Elaborado por Nassi e Shneiderman e ampliada por Ned Chapin. Almejada a substituição da representação tradicional (diagrama de blocos) por uma diagramação com quadros que oferecessem a visão hierárquica e estruturada da lógica proposta para um programa.
Entre os diversos métodos existentes para este tipo de representação, o Diagrama de Chapin é um dos menos utilizados atualmente, principalmente, porque exige bastante atenção do programador na representação do seu raciocínio, ao invés de se concentrar mais sobre o próprio problema a ser analisado e posteriormente solucionado.
VANTAGENS DO MÉTODO
A grande vantagem de usar este tipo de diagrama é a representação das estruturas que tem um ponto de entrada e um ponto de saída e são compostas pelas estruturas básicas de controle de sequencia, seleção e repartição. Enquanto é difícil mostrar a recursividade no diagrama de fluxo, torna-se mais simples mostrá-lo com o diagrama de Chapin, bem como codificá-lo futuramente na conversão de código português estruturado ou pseudocódigos.
SEQUÊNCIAS DE COMANDO CONDICIONAIS E REPETIÇÕES
• Condicionais
Apresenta-se a seleção (IF-THEN-ELSE) dividindo-se o retângulo de processo em cinco partes. A metade superior é dividida em três