Estruturalismo
Nº 2 – Surgiu na década de 40 em função da fragilidade e da parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas.
Nº 3 – Caráter legal das normas e regulamentos; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão do trabalho; impessoalidade nas relações; hierarquia de autoridade; rotinas e procedimentos padronizados; competências técnicas e meritocracia; especialização da administração; profissionalização do participante e completa legibilidade de funcionamento.
Nº 4 – Segundo Jean Viet, há estrutura quando existe entre as partes outras relações que não a simples justaposição, e que cada uma das partes manifeste propriedades que resultam da sua dependência à totalidade.
Nº 5 - A Teoria Estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações.
As organizações são concebidas como unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos. O homem Organizacional, pode ser bem-sucedido em todas as organizações.
Nº 6 - Precisa ser flexível, tolerante às frustações, ser capaz de adiar as recompensas, e apresentar um permanente desejo de realização.
Nº 7 – É a expectativa de desempenho por parte do grupo social e a internalização dos valores e normas que o grupo implícito ou explicitamente precisa para o individuo.
Nº 8 – A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita: internamente e as relacionam com as demais organizações.
Nº 9 – A Abordagem Múltipla envolve: Organização formal e informal, recompensas salariais, materiais, sociais e simbólicas.
Nº 10 - A Teoria Estruturalista trás a ideia da “Sociedade das Organizações”, em que as diversas organizações (formal e informal) dependem uma da outra, por isso destaca o papel que o homem desempenha nessas