estruturalismo
CCHE-CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS EXATAS
LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA I
PROFESSOR: FRANCISCO EDUARDO VIEIRA
ALUNA: JAYANE RAFAELLY SOUZA SILVA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR II UT
Saussure considerado o pai da linguística e fundador do estruturalismo, lecionou três cursos de Linguística Geral na Universidade de Genebra, em 1916 três anos após sua morte, alguns de seus alunos publicaram o CLG.
No estruturalismo Saussure destaca a idéia de que a língua é um sistema, que obedece a princípios de funcionamento, coerência e organização, esse conjunto de relações forma a estrutura da língua, compreendendo-se como o estruturalismo, que teve sua origem ligada a linguística e a psicologia do século xx. Porém o mestre genebrino estabeleceu a análise estruturalista e também quatro pares de elementos que se contradizem nos seus conceitos, denominando-se dicotomias saussureanas. Linguagem é o resultado da sua primeira dicotomia, língua(langue) e fala(parole). A língua distinta da fala, é um objeto que se pode estudar separadamente, é social, resultado coletivo do consenso das pessoas sobre seu signo e é homogênea, enquanto a fala é um ato individual e heterogônea. Outro aspecto necessário de se enfatizar, em que língua e fala se divergem é: o ser humano mesmo privado da fala, conserva a língua e consegue compreender os signos vocais que ouve. A sociedade pode abolir qualquer uma de suas instituições menos a língua, ela exprime idéias como um dicionário gigante, a fala ao contrário é multifacetada e nela cada um escolhe o seu significante.
Na sua segunda dicotomia Saussure divide o estudo da linguagem em sincrônico e diacrônico. A análise sincrônica (sincronia termo grego em que´´ syn`` significa ´´juntamente`` e ´´chrónos`` significa ´´tempo``), feita de tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, estuda o funcionamento da língua e sua constituição como fonemas, gramática e palavras imóvel no tempo,