estruturalismo
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE
ESTRUTURALISMO E HISTÓRIA
CONSIDERATIONS ABOUT THE RELATIONS BETWEEN
STRUCTURALISM AND HISTORY
George Araújo*
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre as implicações que a influência da abordagem estruturalista e as críticas da antropologia estrutural de Lévi-Strauss tiveram no fazer historiográfico do século XX, notadamente na chamada história estrutural e na dialética da duração braudelianas, que inauguraram novas concepções de história e de tempo histórico.
Palavras-Chave: Historiografia. História. Estruturalismo. Braudel. LéviStrauss.
ABSTRACT: This paper aims to reflect critically on the implications that the influence of structuralist’s approach and the critics of Lévi-Strauss’ structural anthropology had in the historiography making of the 20th century, specially on the braudelians so-called structural history and dialectic of duration, which opened new conceptions of history and historical time.
Keywords: Historiography. History.
Structuralism. Braudel. Lévi-Strauss.
Introdução
As ciências humanas e o estruturalismo
Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, as ciências humanas encontravam-se em uma grave crise teórica e de identidade.
Enquanto as ciências naturais alcançavam progressos significativos respaldados por seu modelo científico, questionava-se a validade do conhecimento produzido pelas ciências humanas mais tradicionais (como a história), devido ao fato de, entre outras coisas, não disporem de um método de análise social objetivo.
Com relação à história, já em 1903, em Método Histórico e Ciências
Sociais, o sociólogo François Simiand (1873-1935) tecia críticas aos métodos e abordagens da “história historicizante”, conclamando a aproximação entre a história e as ciências sociais que passavam por um processo de
*
Graduado em História pela Universidade Federal de Minas