Estruturalismo
1 INTRODUÇÃO Os estruturalistas estudam as organizações através de uma analise organizacional mais ampla do que as teorias que surgiram anteriormente a ela.
Com isso pretendem conciliar a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, baseando-se na Teoria da Burocracia. Assim, a analise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla, que leva em conta simultaneamente os fundamentos das três teorias estudadas anteriormente, e que será o tema que analisaremos neste trabalho, as Abordagens Múltiplas. 2 ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES Avançando no estudo e analise das organizações através de uma abordagem múltipla, envolveremos os seguintes temas:
§ Tanto a organização formal como a informal
§ Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas
§ Todos os diferentes tipos de organizações
§ Analise intra-organizacional e a analise interorganizacional. 2.1 ABORDAGEM MÚLTIPLA: ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL Na teoria clássica, concentravam-se os estudos numa organização, voltada diretamente para o desenvolvimento da empresa, maior lucratividade e maior produtividade, esquecendo-se ou ignorando-se o ser humano.
Na teoria das Relações Humanas, concentraram-se os estudos para o bem estar do ser humano, direcionando-se exclusivamente ao trabalho dos operários, deixando-se um pouco de lado os objetivos reais da empresa.
Na teoria Estruturalista, busca se o equilíbrio entre a empresa e o operário, ou seja, focaliza-se o problema entre as organizações formais e informais. É o problema central da Teoria das organizações, pois se busca uma solução conjunta, não favorecendo nem a administração e nem o operário.
Essa perspectiva ampla e equilibrada tem por finalidade a função de incluir todos os elementos da organização.
Segundo o velho ditado, amizade e trabalho não se misturam. Na