estrutura
CIRENEU JUNIOR – 111.1209
ATIVIDADE 1
1. Faça uma descrição sobre a história da Educação no Brasil, relatando a evolução das leis, desde a chegada dos jesuítas até a legislação em vigor. (uma página e meia no máximo).
Tudo começou com a chegada dos Jesuítas durante o governo geral de Tomé de Souza, sendo os Jesuítas responsáveis pelo ensino publico no Brasil por mais 200 anos. A base era catequese e alfabetização com visão para enviar sacerdotes para missões. Sendo expulsos em 1759 pelo decreto de Sebastião de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal. O ensino passou por uma reforma profunda, ficando fragmentado com aulas régias de humanidades, ciências e primeiras letras. Com a vinda de D. João VI para o Brasil o ensino público sofreu novas reformas, criando em 1808 a Academia de Marinha e em 1810 a Academia Militar, para atender as necessidades de médicos e cirurgiões para o exército. Em 1808, na Bahia e no Rio de Janeiro passou a ter cursos de cirurgia e medicina. Após a Independência inaugurou-se uma nova política no campo da instrução popular; formando vários projetos educacionais, no entanto nenhum saiu do papel ficando o ensino nesse período defasado.
Somente em 1880 a capital do Império instituiu uma escola normal mantida e administrada pelo poder público. Mostrando-se eficiente do ponto qualitativo como quantitativo, ocorrendo uma dispersão da população, ora pelo insuficiente número de escolas ou por despreparados professores. Com isso os pais ricos mandaram seus filhos irem estudar fora do país ficando os pobres sem condições de uma alfabetização adequada. Após a Independência, o ensino público, ainda fragmentado em aulas avulsas, tiveram seus primeiros esboços dos liceus, províncias que passaram a atender em um mesmo local as aulas avulsas artes