Estrutura
R: O objetivo era que a educação passasse a ser dever do estado, da família e da própria constituição Federal, com a tríplice função de garantir a realização plena do ser humano, inseri-lo no contexto do estado Democrático e qualificá-lo
Para o mundo de trabalho.Estabelecia que a união deveria gastar 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seu orçamento na manutenção e no desenvolvimento do ensino público (art.69),o ensino fundamental passasse a ser obrigatório e gratuito (art.4) e a educação infantil (creches e pré-escola) torna-se oficialmente a primeira etapa da educação básica.
2. Quais foram os avanços trazidos com a aprovação da LDB?
1. R: O avanço trazido pela LDB foi caracterizar a educação como dever da família e do estado,definir o que pode ou não é permitido em termos educacionais , as delimitações e as permissões constantes em sua estrutura permitiram traçar uma linha divisória em algum ponto razoável, para tornar possível a própria administração do sistema educacional brasileiro por isso é vista como um ordenamento jurídico de grande impacto nas instituições de ensino, além de trazer , em seu bojo um conjunto de elementos inovadores para a educação brasileira.
3-Muito se discute sobre os aspectos políticos da Educação. Hoje, encontramos autores afirmando existirem duas formas de políticas educacionais: uma, de “cima para baixo” e “de baixo para cima”. Assim, disserte sobre estas duas formas de política, discutindo e diferenciando-as R: De “cima para baixo” acredito que seja os governantes que a cada eleição estão criando novas leis ao invés de melhorar as que já foram criadas, dando segurança aos professores e estudantes.
Pois a política educacional de “cima para baixo” é objetivo do governo ,professores , diretores ,e