Estrutura
Santa Bárbara D’oeste- SP
2011
Introdução
Existem vários estudos e opiniões divergentes sobre a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e dentre essas várias tese, o que se mais escuta é a dúvida se há ou não um sistema único e concreto de educação no nosso país.
Apresentaremos opiniões e dissertações sobre essa dúvida, onde os profissionais da educação expõem suas idéias e suas conclusões sobre esse sistema, relevando sua problemática e a justificativa dos seus pontos de vista.
Observando os diferentes textos e citações, apresentaremos também os pontos positivos e os pontos negativos da nova LDB, e assim, mostrando como as omissões e as falhas podem ser melhoradas ou até mesmo reparadas.
O que mais os especialistas se perguntam e discutem hoje, é se há verdadeiramente um sistema de ensino no Brasil.
Encontramos como o significado para “sistema” o conjunto de escolas e o órgão administrador que as comanda.
Ao organizar um sistema, os elementos materiais, que são as instituições de ensino, e os elementos ideais, que são as leis e normas que regem as instituições educacionais, formam uma unidade, no caso, formam um sistema.
Além da interação entre os elementos matérias e ideais, há interação com os sistemas políticos, econômicos, culturais, jurídicos e etc. Tais observações revelam outra característica do sistema: seu caráter histórico e intencional.
Mesmo com todos esses elementos estudados, ainda a questão inicial prevalece: nosso país possui um sistema de ensino?
A diretoria da APEOESP faz a seguintes afirmações sobre esse tema. Analisa-se a nova LDB como um obstáculo que não expõe a necessidade de construção de um Sistema Nacional de Educação, bem estruturado e definido, articulado entre os sistemas federal, municipal, e estadual e entre os diferentes níveis de ensino. A LDB prevê apenas que as