estrutura e propriedades dos materias
Definições:
1) Metais: Mecanicamente os materiais são muito resistentes e deformáveis. A resistência à deformação caracteriza a dureza do metal e é fundamental em componentes mecânicos sujeito a grandes cargas. Por exemplo, o eixo de um vagão deve ser muito resistente pois sua carga é deveras pesada. Uma liga - ou mistura de dois elementos metálicos diferentes - de Níquel-Cromo proporciona ao eixo a dureza e resistência necessária. Os metais também são ótimos condutores térmicos. Esta característica é atribuída ao coeficiente térmico de cada material. Um material pode se resfriar mais rápido que outro mas ambos absorvem calor.
Cerâmicos: A característica comum a estes materiais é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente;
Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão.São de natureza cristalina, porém como o número de elétrons livres é pequeno, sua condutibilidade elétrica é nula ou muito pequena, embora possam existir materiais cerâmicos semicondutores, condutores e até mesmo supercondutores (estes dois últimos, em faixas específicas de temperatura).Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis.Sua resistência à tração é baixa. Sua resistência a compressão é muito mais elevada, cinco a dez vezes maior que a resistência a tração.
Os principais materiais cerâmicos são:
– Materiais Cerâmicos Tradicionais: cerâmicas estruturais, louças, refratários (provenientes de matérias primas argilosas).
– Vidros e Vitro-Cerâmicas.
– Abrasivos.
– Cimentos.
– Cerâmicas “Avançadas”: aplicações eletroeletrônicas, térmicas, mecânicas, ópticas, químicas, biomédicas.
Polímeros: Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas).
Termoplásticos
Termoplástico é um dos tipos de plásticos