Ciência dos materiais
1. Com que se ocupa a Ciência dos Materiais e qual sua importância na engenharia moderna?
A Ciência dos Materiais se ocupa da investigação e o estudo dos materiais disponíveis, analisando seus potenciais e limitações, como eles se comportam em si; também como se comportam em relação ao meio. Hoje há uma preocupação bastante grande em relação ao impacto ambiental além de trabalhar determinado produto salientando determinadas características dele. É a ciência que estuda a composição, estrutura e processamento dos materiais, relacionando-as com as suas propriedades e usos.
2. Diferencie conhecimento fenomenológico e enciclopédico.
O conhecimento fenomenológico é o conhecimento adquirido a partir de observações de fenômenos ocorridos, já o conhecimento enciclopédico é conhecimento científico acumulado ao longo de várias experiências.
3. Classifique os materiais segundo os seguintes critérios: a) aplicação na indústria; b) grau de desenvolvimento tecnológico e c) morfologia.
a) aplicação na indústria:
Metais: Seus átomos têm os elétrons numa nuvem pairando por cima, isto faz com que eles sejam bons condutores de eletricidade e calor. Sendo normalmente resistentes e deformáveis. Ex.: latão, cobre e ouro.
Cerâmicos: São geralmente mal condutores de eletricidade e calor. Resistem a maior temperatura que os metais e os polímeros. São frágeis, mas duros. Ex.: gres, vidro.
Polímeros:São geralmente compostos orgânicos e se constituem de moléculas bastante grandes de cadeias de carbono. São de baixa densidade e podem ser bastante flexíveis.Ex.:plástico,borracha
Compósitos: combinação de dois ou mais materiais que mantém duas ou mais fases fazendo com que estes materiais tenham uma característica distinta do que teriam se estivessem expostos em separado. Ex.: fibra de vidro + polímero.
b) grau de desenvolvimento tecnológico:
Naturais: são aqueles que são utilizados conforme encontrados na natureza.Ex.: madeiras, pedras, ossos.