Estrutura e Análise de Balanço
Seja como Análise Contábil, Análise Financeira, Análise Econômica Financeira, Análise de Balanços etc., a análise das demonstrações financeiras têm por objetivo observar e confrontar os elementos patrimoniais e os resultados das operações, visando o conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes da situação atual, e, também, servir de ponto de partida para delinear o comportamento futuro da empresa.
Conceito: Analisar uma demonstração é decompô-la nas partes que a formam, para melhor interpretação de seus componentes.
Uma análise pode ser entendida como um processo de decomposição de um todo em suas partes constituintes, visando ao exame das partes para entendimento do todo ou para identificação de suas características ou de suas anormalidades.
A análise “de Balanços” tem por objetivo extrair informações das Demonstrações Financeiras para tomadas de decisões.
A Análise de Balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficientes quanto melhores informações produzir.
Assim pode-se concluir que a Análise consiste num exame minucioso da composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, através de processos utilizados pelos analistas para obtenção de conclusões acerca da situação econômica e financeira da entidade ou de outros aspectos relacionados com o patrimônio, de acordo com os interesses dos usuários.
Auxilia a contabilidade gerencial, pois utiliza indicadores que permitem uma análise comparativa, sendo que a comparação pode ser feita em vários aspectos, como:
_ Comparação com períodos passados;
_ Comparação com períodos orçados;
_ Comparação com padrões setoriais;
_ Comparação com padrões internacionais;
_ Comparação com padrões internos da empresa;
FINALIDADES DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
O principal objetivo da análise das demonstrações financeiras é fornecer informações aos interessados, sobre a