Atps estrutura e analise de balanço
Passo 01, 02 e 03
Relatório dos temas
O objetivo das demonstrações financeiras de propósito geral é fornecer informações financeiras sobre a entidade que sejam úteis para os atuais e futuros investidores e credores em suas tomadas de decisões sobre o fornecimento de recursos para a entidade.
Pode-se concluir que as demonstrações financeiras são direcionadas aos usuários que não tem poder de estar exigindo que a entidade forneça informações específicas. O foco das demonstrações financeiras está nos fornecedores de capital, mesmo tendo consciência que estes não são os únicos usuários das demonstrações financeiras (fornecedores, governo, funcionários e governo), porém a necessidade destes já satisfazem muitas das necessidades dos outros usuários. Informações úteis na tomada de decisões também ajudam a avaliação dos Administradores na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Ao entrar mais afundo se conclui que uma demonstração útil para as tomadas de decisão deve representar adequadamente a “imagem” da posição financeira da entidade, sendo confiável e sem viés. Assim, uma representação fiel não pode ser demonstrada de diversas maneiras, dependendo do usuários principal.
Para uma demonstração financeira atingir seus objetivos, se faz necessário o fornecimento de atributos para tal, as chamadas características qualitativas. Estas foram alteradas no projeto conjunto, sendo dividas em 2 tipos, as fundamentais e aquelas que aprimoram a utilidade da informação (enhancing characteristics):
Fundamentais: Relevância e representação adequada (faithful representation).
Enhancing characteristics: Comparabilidade, tempestividade, verificabilidade e compreensibilidade.
Sendo o custo a única limitação, onde este não pode superar os benefícios da informação. A materialidade não é mais considerada uma limitação, pois não é uma limitação na habilidade da entidade de reportar a