Estrutura e Análise de Balanços Contábéis
Análise de Balanços do Grêmio, Inter e Corinthians
Carazinho, dezembro de 2013.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao estudo e interpretação, referente à análise de balanços das empresas Grêmio, Internacional e Corinthians.
A análise de balanços que visa mostrar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinam a real situação apresentada e as tendências do futuro. Portanto com a análise dos balanços extraem-se as informações sobre a posição passada, presente e futura das empresas.
Segundo o autor Matarazzo (2003), descreve que a análise de balanços visa obter informações financeiras e econômicas, tendo como objetivo a tomada de decisão dentro das organizações.
As demonstrações financeiras fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A análise de balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir. É importante a distinção entre dados e informações. Dados são números ou descrições de objetos ou eventos que, isoladamente, não provocam nenhuma reação no leitor. Informações representam, para quem as recebe, uma oportunidade que pode produzir reação ou decisão, freqüentemente acompanhada de um efeito-surpresa. (MATARAZZO 2003, p.15)
Assim, sendo com a análise das demonstrações contábeis que é um elemento que se utiliza nas transações que a empresa ira realizar, as operações de compra e venda de mercadorias e serviços, quando for avaliar a eficiência administrativa e avaliar a situação econômica financeira. O analista de balanços preocupa-se com as demonstrações financeiras, pois precisam ser transformadas em informações que possam permitir a conclusão se a empresa merece ou não crédito, se esta bem ou mal administrada, se está com condições de pagar suas dívidas ou não, se é