ideologia
Fundamentos de
Economia:
Engenharia Civil
Nancy Gorgulho Braga - 2014
Introdução
Em 1890, foi publicada a primeira edição do livro “Princípios de Economia” de Alfred Marshall. Este grande economista do século XIX escreveu que “Economia é um estudo da humanidade nas atividades comuns da vida” e esta definição é tão verdadeira hoje quanto o foi em 1890.
Sendo a Economia uma ciência social e sendo seu objeto de estudo a sociedade, estudada com a frieza da ciência, ela busca entender como as pessoas escolhem a vida que irão levar e como interagem umas com as outras.
A educação em geral, tem o propósito de tornar as pessoas mais informadas a respeito do mundo para fazer delas cidadãos melhores, e a economia é uma das ciências mais utilizadas pela sociedade em geral. Esta ciência faz parte da cultura de qualquer país desenvolvido, uma vez que nos meios de comunicação (TV, rádio, imprensa em geral) é frequente a inclusão de assuntos de conteúdo marcadamente econômico.
Há três razões básicas para se estudar economia em vários cursos de graduação: Primeira razão: ela o ajudará a entender o mundo em que vive e a responder algumas questões que fazem parte do seu dia a dia. Dispor de uma formação básica de economia o ajudará a conhecer os motivos econômicos que estão por trás dos fatos sociais, uma vez que estes incidem e afetam nossa vida diária.
Segunda razão: estudando teoria econômica você será um participante mais astuto da economia. Ao longo da vida você terá de tomar muitas decisões econômicas e com certeza os conhecimentos auferidos lhe darão uma nova perspectiva quanto à melhor forma de tomar essas decisões.
Terceira razão: O estudo da teoria econômica lhe proporcionará uma melhor compreensão dos potenciais e limites da política econômica ajudando-o inclusive na decisão de eleger seus representantes no Congresso.
O curso de Introdução à Economia abre os olhos a uma nova maneira de pensar. É uma matéria em