estrutura social
O ponto alto do primeiro estilo desenvolvido por Michelangelo foi a escultura chamada David. Esta escultura é muito grande, tem 4,34m e foi executada entre 1501 à 1504 na primeira vez em que voltou à Florença. Esta obra é baseada no herói do velho testamento David. A mesma mostra um jovem, musculoso com um olhar distante e atento como se fitasse algo ou alguém. A expressão facial é impressionante e característica do autor. David foi a sua obra mais famosa e o tornou não só admirado e famoso em sua época, mas mostrou a todos que era melhor ou igual aos grandes escultores gregos e romanos.
Após o termino desta maravilhosa estatua ele teve a oportunidade de mostrar suas qualidades de pintor e foi o sucesso que fez com sua pintura que fez o Papa Julius II chamá-lo para pintar os afrescos do teto da Capela Sistina. Foi nessa época de retorno à Roma que ele pintou no teto da capela umas das mais bonitas pinturas de todos os tempos como: Deus separando Luz da Escuridão, Criação de Adão, Criação de Eva, Tentação, Expulsão de Adão e Eva e o Dilúvio. Para realizar essas pinturas Michelangelo fez vários desenhos, mostrando assim seu vasto conhecimento de anatomia e movimento humano, habilidades que revolucionaram a arte Ocidental.
Como poeta ele mostrou ao mundo a visão que ele tinha dele e de si mesmo mais que em qualquer outra arte.
Assim mais uma vez podemos dizer que Michelangelo teve um importante papel na arte Ocidental pois influenciou profundamente pintores e escultores de duas gerações italianas como: Raphael, Rosso Fiorentino... Na arquitetura sua influência também foi enorme já que a cúpula da Basílica de São Pedro serve até hoje de modelo para as cúpulas modernas.
Achamos interessante ainda destacar a frase do famoso poeta renascentista Ludovico Ariosto "Michelangelo mais que mortal, anjo divino" para finalizar.