filosofia
Esse método é aplicado em qualquer criança. Fundamentado na oral e na escrita, entre som e a grafia. Esse método de alfabetização, a criança primeiro domina o alfabeto letra por letra, depois sílabas por sílabas, palavras por palavras, frases por frases e por fim texto. Ele é feito através da memorização e repetição. De certa forma o aluno acaba sendo prejudicado, impedindo que ele consiga pensar e agir pro si próprio, impedindo de produzir seus próprios textos através da sua imaginação, pois é alfabetizado por regras que devem seguir passo a passo. Porém esse método também faz que o aluno adquira uma ortografia perfeita por ser um ensino de regras e permitir a compreensão da língua. Esse método pode ser dividido em três tipos: o Alfabético, o fônico e o silábico.
No método Alfabético conhecem as letras, é uma soletração, depois as sílabas juntando as consoantes com as vogais, depois formando palavras ate que constroem o texto.
No método Fônico nasceu com a crítica ao método de soletra mento.
Esse método de alfabetização dá ao ensino pelos sons das letras, o aluno aprende o som da letra, une o som da consoante com a vogal. É planejado em atividades lúdicas.
No método Silábico, neste método as cartilhas fazem um apoio ao aprendizado, apresentando um fonema e seu grafema um por vez, evitando confusões auditivas e visuais.
Método Analítico
O Método A analítico tem por objetivo fazer que a criança compreendesse o sentido de um texto, ao contrário do sintético não ensina a leitura através de silabação, incentiva a produção de texto com atenção na pontuação, estimula a leitura como no videio que assistimos. Esse método ajuda a criança na organização de seus pensamentos. Inicia-se por um nível menos complexo e aos poucos ir avançando, começando pela língua falada e depois para a escrita. É um por palavração, palavra por palavra. Esse método é dividido por palavração, sentenciacao ou global.
No Método Palavração, parte de uma palavra