Estrutura Simples Ok
A estrutura simples é caracterizada por pouca acessória de apoio, divisão do trabalho não rigorosa, diferenciação mínima. A coordenação da estrutura simples se da pela supervisão direta. Basicamente as decisões são tomadas pelo executivo principal (CEO) Chief Executive Officer tornando assim as tomadas de decisão mais rápidas.
As demais unidades, caso existam, são agrupadas com pouco rigor, as decisões vêm do executivo principal e as informalidades nas comunicações permanecem.
Num ambiente ao mesmo tempo simples e dinâmico, a estrutura simples compreende um único individuo nas tomadas de decisão embora se torne orgânica por as vezes não poder padronizar os processos pela falta de previsibilidade das atividades.
Constituída por apenas dois níveis hierárquicos: o gestor-proprietário (“o patrão”) e os empregados que a ele reportam diretamente, é a estrutura típica de muitas empresas familiares de pequena dimensão (por exemplo restaurantes, empresas de reparações etc..).
Chiavenatto (2002: 185 a 205).
1.
O conceito de organização linear tem seu formato piramidal em suas linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado. Isso étípico em organizações no estagio inicial ou em pequenas empresas.
Vantagens s: Por ter um único superior, a estrutura linear é indicada para pequenas empresas, pois é de compreensão rápida, facilmente implantada, tem estabilidade, e com delimitação de responsabilidade dos órgãos e uma notável precisão de jurisdição.
Desvantagens: A comunicação por ser linear torna-se demorada provocando um congestionamento nas linhas formais de comunicação conforme a organização cresce. A organização linear se excede na função de chefia e de comando, com a autoridade linear baseada no comando único e direto.2.
A organanização funcional divide-se em comandos especializados com autoridades parcias, não existindo apenas um no comando.
Vantagens: Separa as funções de planejamento e de controle das funções de