Relatorio pr ticas em metrologia Vitor Alves
Curso de Fabricação Mecânica
Dezembro/2014
Vitor Alves
Este relatório faz parte dos requisitos para avaliação da disciplina de Metrologia Industrial, no curso de Fabricação Mecânica.
Prof. Fatec Sorocaba
Índice
1. Introdução
Nas aulas de metrologia industrial, no curso de projetos mecânicos, foram abordados alguns assuntos numa abordagem prática, utilizando os sistemas de medição no Laboratório de Metrologia. Este relatório tem por objetivo apresentar de forma resumida os métodos utilizados e os procedimentos de medição para determinação de um característico de medição nos estudos de casos em metrologia dimensional.
2. Práticas realizadas
2.1 Medição do Perfil de Rosca
2.2 Medição do Ângulo de Inclinação de um Cone
2.3 Medição de batimento Radial
2.4 Concentricidade de uma peça
2.5 Concentricidade de um retentor
2.6 Calibração
2.7 Sistema de medição: Máquina de medir circularidade (Taly Rond)
2.8 Análises Dimensionais – Rugosímetro
2.9 Conclusão
2.1 Medição do perfil de rosca
Sistema de Medição: Projetor de Perfil Horizontal Incremento de escala (Menor divisão): 0,001 mm
Método de Medição: Sistema diascópico
Este sistema de medição refere-se a análise do contorno de uma peça
O projetor de perfil destina-se à verificação de peças pequenas, principalmente as de formato complexo. Ele permite projetar em sua tela de vidro a imagem ampliada da peça. Esta tela possui gravadas duas linhas perpendiculares, que podem ser utilizadas como referência nas medições.
O projetor possui uma mesa de coordenadas móvel com dois cabeçotes micrométricos, ou duas escalas lineares, posicionados a 90º.
Ao colocar a peça que será medida sobre a mesa, obtemos na tela uma imagem ampliada, pois a mesa possui uma placa de vidro em sua área central que permite que a peça seja iluminada por baixo e por cima simultaneamente, projetando a imagem na tela do projetor.
O