Resumo Sistemas de Arquivos
1-) O que é um sistema de arquivos? ok
R: É a parte mais visível do sistema operacional. Ele cria um recurso logico a partir de recursos físicos por uma interface fácil de usar.
2-) Como é constituído um sistema de arquivo? ok
R: Um sistema de arquivo se constitui de um mecanismo para armazenamento e acesso a dados e programas, sendo dividido em duas partes básicas: - Arquivos: Armazenamento de dados e programas; - Diretórios: organização e informação de arquivos;
3-) Qual o objetivo do sistema de arquivos? ok
R: Fornecerem mecanismos para os usuários manipularem arquivos e diretórios, devendo garantir 4 condições: - Minimizar ou eliminar o risco de perda ou alteração de dados; - Otimizar acesso; - Interface única para interface usuário de funções de I/O; - Multiprogramação: uso compartilhado.
4-) Diferencie Arquivo, Diretório e Partição.
R:
Arquivo: “Recipiente” que armazena dados e programas;
Diretório: Estrutura de dados que mantém informações de arquivos de forma organizada;
Partição: É um disco lógico.
5-) Quais os requisitos mínimos no sistema de arquivos para a usabilidade do usuário? ok
R: - Criar, Ler, Alterar e Deletar arquivos; - Controlar permissões de acesso; - Estruturar o sistema de arquivo de forma a adequá-lo a suas necessidades; - Transferir dados entre arquivos; - Realizar back-ups e recuperar arquivos em caso de problemas; - Nomear arquivos de forma simbólica; - Identificar e localizar um determinado arquivo; - Gerenciar espaço físico do disco:
Alocar blocos livres e arquivos em criação/expansão;
Liberar blocos de arquivos removidos;
Modos de localizar eficientemente blocos que compõe arquivos.
2° Parte referente a arquivos:
1-) O que é um arquivo? ok
R: É a menor unidade do sistema de arquivos / um espaço lógico de endereçamento contíguo, ou seja, uma sequência de bytes, de linhas ou de registros. Possui