Estrutura organizacional
A Estrutura Organizacional constitui a ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua atuação no mercado e pode ser dividida em macro-estrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e micro-estrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão).
A importância da estrutura para a implementação de um plano reside no fato de ser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreender estas relações é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridade,responsabilidade e delegação.
Para uma melhor compreensão da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícita neste conceito de organograma esta a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.
Estrutura linear ou militar
Representada graficamente por uma pirâmide, demonstra claramente a unidade de comando e o princípio de escalonamento hierárquico. È o tipo de estrutura baseado na organização dos antigos exércitos, tendo as seguintes características:
* a chefia é fonte exclusiva de autoridade; * as ordens seguem pela via hierárquica; * cada empregado recebe ordens de um só chefe imediato.
Esse tipo de estrutura, dentro da teoria tradicional de administração, apresenta as seguintes vantagens:
* aplicação simples; * fácil transmissão de ordens e recebimento de informações; * definição clara dos deveres e responsabilidades; * decisões rápidas; * fácil manutenção da disciplina; * baixo custo de administração.
Por outro lado, da mesma forma, são apresentadas, como desvantagens da