Mobilidade estudantil
Os principais estados receptores de turistas do Brasil são São Paulo e o Rio de Janeiro. Entre as características comuns aos visitantes estrangeiros destacam-se escolaridade superior, poder aquisitivo elevado e alto nível de exigência em termos de praticidade, comodidade, atendimento e equipamentos de qualidade. O turista que chega de outro país costuma passar, em média, 8 dias no Brasil. (rio brasil business)
São Paulo é a maior cidade do Brasil, e sede escolhida para cerca de 75% das feiras e congressos realizados no território nacional, sendo conhecida em todo o país como a “capital dos negócios”. ( Embratur)
Entre as feiras mais importantes, destacam-se UD – Feira Internacional de Utilidades Domésticas; Bienal Internacional do Livro; Fenit – Feira Internacional da Indústria Têxtil; Fenasoft – Feira Interna de Software e Hardware; Salão Internacional do Automóvel; Francal – Feira de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes; Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologias para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios; e Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro... ( embratur 24/05)
A cidade do Rio de Janeiro, apesar de seu esteriótipo de “Cidade Maravilhosa” com suas tradicionais festas como o carnaval e o reveillon é tambem a segunda cidade que mais realiza congressos internacionais do Brasil, contabilizando 41 congressos internacionais realizados em 2008, de acordo com o ranking internacional do International Congress and Convention Association (ICCA)-[site da embratur]
Alguns importantes eventos aconteceram no Rio de Janeiro: a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, recebeu 122 chefes de Estado e governo e um público estimado em 20 mil participantes; a Cimeira América Latina, Caribe e União Européia, por sua vez, contou com 42 chefes de Estado e governo juntamente com cinco mil participantes;