Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional deve ser de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.
É o instrumento básico para a concretização do processo organizacional, sendo assim a organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
Quando esta estrutura é formada adequadamente, ela proporciona alguns aspectos para a empresa:
Identificação das tarefas necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos;
Organização das funções e responsabilidades;
Informações, recursos e opinião aos executivos e funcionários;
Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; e
Condições motivadoras para a realização das tarefas estabelecidas.
Pode-se afirmar que um problema de estrutura organizacional acarreta sempre um problema humano: o de preenchimento dos cargos, o qual deve ser resolvido, primeiramente, sob seu aspecto teórico; e depois, abstraindo-se das características pessoais, procura-se enquadrar as qualidades e aptidões das pessoas às responsabilidades e às autoridades de cada cargo. O Manual de organização procura eliminar duplicidade de esforços, funções desnecessárias e atritos, possibilita melhor coordenação entre as diferentes atividades, atende à especialização, contribuindo para diminuir os erros e colocando os atos de decisão mais próximos dos problemas.
A Delegação – Permite coordenar trabalhos mais complexos e de abrangência maior.
Processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
A autoridade deve ser delegada até o ponto, e na medida necessária, para a realização dos resultados esperados.
A autoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo e/ou função.
Elementos