Estrutura organizacional com fogo em GP
Relacionamento entre os modelos de estruturas e as estratégias das empresas
Foram analisadas as estruturas de três empresas de seguimentos diferentes. Uma com o seguimento voltado para eletro-eletrônico, a outra para aeroespacial e a ultima para cosméticos. Em duas das três empresas analisadas, o gerenciamento de projetos apresenta-se como uma ferramenta de suma importância. Para as empresas, que são dos segmentos eletro-eletrônico e aeroespacial, um PMO é o elemento estratégico utilizado para gerenciar seus projetos.
A empresa aeroespacial, que produz aviões de tamanho médio, depende muito de projetos. Mais de 95% de suas vendas brutas provêm de projetos, portanto, uma metodologia de gerenciamento de projetos é extremamente importante. Para a empresa do segmento eletro-eletrônico, 60% das vendas brutas provêm de projetos. Produz e instala uma grande variedade de equipamentos eletrônicos, que são, na sua grande maioria, entregues aos clientes por meio de projetos específicos adaptados às necessidades de cada um. A taxa de inovação dos produtos é extremamente alta e os produtos atualmente vendidos foram desenvolvidos no máximo três anos atrás. Basicamente, a empresa vende soluções customizadas para seus clientes.
A outra empresa, do segmento de cosméticos, pode gerenciar seus projetos com uma estrutura simples. O maior volume de vendas da empresa, mais de 90%, provém da produção em massa.
Classificação das estruturas de gerenciamento de projetos das empresas
Baseando-se na análise das três empresas, é possível concluir que a empresa do segmento de cosméticos conduz seus projetos utilizando uma estrutura matricial fraca, quando necessário.
Já a empresa do segmento eletro-eletrônico possui um PMO caracterizado como Project Management Center of Excellence (PMCOE). Para esta empresa o PMO é o ponto focal para a experiência em projetos, mas não assume a