Estrutura neurológica
- As cores não estão presentes nas coisas, são construidas pelo cérebro.
Sistema nervoso - Dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. Leva as informações sensoriais e motoras para outras partes do corpo.
Encéfalo - Dividido em cérebro anterior, cérebro médio e cérebro posterior.
Neurônio - Formado, principalmente, por um corpo celular, que mantém a vida da célula; dentritos, que recebem o sinal nervoso; axônios, que conduzem o sinal até outro neurônio, músculo ou glândulas; e botão terminal, que envia sinais por sinapses ao liberar a substância transmissora no ponto de contato com outro neurônio.
Cérebro - É formado por dois hemisférios interligados por fibrar nervosas, que quando separados se comportam "como dois sistemas diferentes".
Cortéx - É a camada superficial do cérebro onde o pensamento é processado e armazenado. Por possuir uma estrutura de superfície irregular, colaborou na nomeação de áreas funcionais do cérebro. As depressões menores e menos profundas foram chamadas de sulcos e as maiores e mais profundas de fissuras, a partir do encontro de fissurar e sulcos, foram definidos os lobos cerebrais: lobo frontal, lobo parietal, lobo occipital e lobo temporal.
Principais áreas - No lobo frontal, área pré-frontal, responsável pela elaboração do pensamento e pelas funções emocionais; e área motora, que coordena os movimentos do corpo, os movimentos aprendidos e os movimentos necessários para a produção da fala. No lobo parietal, a área sensorial somestésica, que recebe as sensações de todo o corpo; e a área visual primária e secundária que indentificam a luminosidade, cores, posição e contorno e interpretam as informações visuais e escritas. No lobo temporal, a área auditiva primária e secundária, que identificam as características dos sons e interpretam os significados das palavras ouvidas; a área para memória de curto prazo e a área de Wernicke, que é responsável pela integração sensorial.