Estrutura Frasal
Disciplina: LINGUAGEM JURÍDICA E ARGUMENTAÇÃO
Professora:
ESTRUTURA FRASAL
TEXTO Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem, ele tem tamanho variável e deve ser escrito com coesão e coerência. Pode ser classificado como literário e não-literário.
Os textos literários apresentam uma função estética. Geralmente são escritos em linguagem expressiva e poética, com o objetivo de atrair o interesse e emocionar o leitor. O autor segue um determinado estilo e usa as palavras de forma harmoniosa para expressar as suas ideias. Há uma predominância da função poética e da linguagem conotativa (subjetiva). São exemplos de textos literários: romances, poesias, contos, novelas, textos sagrados, etc. . CONTEXTO A palavra Contexto é derivada do latim: Cum, que indica a “reunião”, cum e con têm o mesmo significado, sendo que com é uma variação de cum. Contexto é tudo o que cerca e entorna o texto, e sua finalidade é colaborar com a compreensão da mensagem. . INTERTEXTO
A finalidade do intertexto é esclarecer algo, o prefixo inter origina-se do latim e seu sentido é propriamente, “no interior de dois”. O Intertexto é a relação entre textos, é a presença de um texto dentro de outro texto. .
COESÃO A palavra Coesão, esta comprometida com a palavra ligação. Por intermédio de conjunções e preposições podemos ver a presença da coesão no texto, seja essa ligação, de palavras com palavras, parágrafo com parágrafo, do texto em relação ao titulo.
COERÊNCIA
Coerência representa o sentido do texto, o autor utiliza a coerência textual para encaixar as partes do texto. Coerência e Coesão, geralmente “andam” juntos, e a coesão auxilia a coerência na compreensão do texto por intermédio de conectivos, preposições, etc. .
CONTEXTO “Nessa época, floresceram as artes, a mitologia, a filosofia, a