Estrutura do plano de contas na administração pública
Centro de Ciências Sociais
Centro de Ciências Contábeis
Estrutura do plano de contas na administração pública
Contabilidade Pública
Recife, 18 de Maio 2013
ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Primeiramente, o plano de contas é um conjunto de contas, que direciona os trabalhos de escrituração contábil que irão permitir a obtenção das informações necessárias das entidades a fim de elaborar as demonstrações contábeis e os relatórios gerencias de acordo com as características da entidade.
A execução contábil relativa aos atos e fatos de gestão financeira, orçamentária e patrimonial da União obedece ao Plano de Contas elaborado e mantido de acordo com os padrões estabelecidos, tendo como partes integrantes a relação das contas agrupadas segundo suas funções, a tabela de eventos (conjunto de todos os eventos existentes) e a indicação do mecanismo de débito e crédito de cada conta. Trata-se, portanto, de um conjunto das contas utilizáveis em toda a Administração Pública federal, organizadas e codificadas com o propósito de sistematizar e uniformizar o registro contábil dos atos e fatos de gestão, e permitir a qualquer momento, com precisão e clareza, a obtenção dos dados relativos ao patrimônio da União.
Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o plano de contas aplicado ao setor público é composto por: tabela de atributos da conta contábil, relação de contas; e estrutura padronizada de lançamentos.
Relação de contas
A relação de contas ou elenco de contas é a disposição ordenada dos códigos e títulos das contas. Segue a estrutura básica do Plano de Contas da União com algumas das principais contas:
Ativo circulante, nele está às disponibilidades de numerário e outros bens e direitos pendentes ou em circulação, realizáveis até o termino do exercício seguinte.
No ativo realizável a longo prazo estão os direitos realizáveis após o