estrutura do funcionalismo
Funcionalismo e o Estrutural-Funcionalismo Inglês: Origens e características do modelo funcionalista. A sociedade como totalidade. Interesse pelas instituições e suas funções para a manutenção da totalidade social. A ênfase no trabalho de campo(observação participante), na abordagem sincrônica dos processos sociais e nas noções de estrutura e função.
Radcliffe-Brown e Malinowski foram os principais fundadores da escola funcionalista. O funcionalismo é basicamente o estudo das funções e suas conseqüências, Malinowski centra a sua atenção nas funções sociais e psicológicas de vários fatos e processos culturais que são fundamentais para a reprodução tanto da sociedade como dos indivíduos.
Radcliffe-Brown fundou a abordagem teórica antropológica chamada Estrutural-Funcionalismo. Para essa abordagem “cada sociedade estudada era considerada como uma ‘totalidade’, como um organismo cujas partes eram integradas e funcionavam de um modo mecânico para manter a estabilidade social”.
Radcliffe-Brown continua dizendo. No estrutural-funcionalismo o parentesco é um sistema jurídico que impõedireitos e deveres desde sociedades de pequena escala, estando presentes em todas elas, “uma instituição fundamental, agora como motor (…), de uma entidade autossustentável e integrada orgânicamente, e todavia abstrata, chamada estrutura social (…)”.
Para os funcionalistas a sociedade esta constituída por subsistemas que operam de modo interdependente. Cada um dos componentes do sistema visa contribuir para estabilidade e ordem social por isso essa abordagem ou teoria e chamada de funcionalismo-estrutural. A partir desse funcionalismo-estrutural, podemos determinar os seus componentes básicos formados pela economia, o sistema político, a família e o sistema educativo em geral, com seus valores e crenças bem definidos. Elas são interdependentes e agem para a sobrevivência do todo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia_funcionalista