Estrutura de texto
- A narração consiste em arranjar uma sequencia de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço á medida que o tempo passa. Pode estar em 1° ou 3° pessoa, dependendo do papel que o narrador assuma em relação á história. Numa narrativa em 1º pessoa, o narrador participa ativamente dos fatos narrados, mesmo que não seja a personagem principal (narrador-personagem). Exemplo: “A última vez que encarei a Vanda, ela tinha os olhos bem abertos e o rosto iluminado pelos fogos de artifício: ouro, prata, azul, verde e rosa." - Budapeste, Chico Buarque” .
Já a narrativa em 3º pessoa traz o narrador como um observador dos fatos que podem até mesmo apresentar pensamentos de personagens no texto(narrador=observador). Exemplo: “Ele caminhava em direção ao carro do lado de Torval, marchando no mesmo passo. A chuva havia parado. Isso era bom. Sem dúvida, era o que ela devia fazer, mesmo." - Cosmópolis, Don DeLillo.
- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvantes)- O termo personagem vem do latim, persona(m), cujo significado é, máscara de autor de teatro.
Os personagens são arquitetadas pela fantasia do prosador e atuam no interior da narrativa literária; Têm por função similar pessoas, comportamentos e sentimentos reais. Por isso são constituídas á imagem e semelhança dos seres humanos, e se bem construídas, nela teremos a impressão de pessoas vivendo situações e dilemas semelhantes aos nossos.
Por exemplo, Macunaíma ( que dá título ao romance de Mário de Andrade), é uma personagem que vive uma história, e não uma pessoa que vive a vida real.
O personagem só existe na história se dela participa, ou seja, se nela age ou fala.
Protagonistas e antagonistas: Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundários,