Estrutura de um texto argumentativo
INTRODUÇÃO
A introdução, como o própria nome diz, deve apresentar (introduzir) a ideia principal, que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto, portanto, a forma como a introdução é disposta é muito importante. Deve-se explorar o objetivo do texto em orações que atraiam o publico. Importante é não se prolongar muito nessa parte, procurando ser direto, 3 linhas são suficientes. A partir disso, você deve se posicionar de acordo com o tema. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo. Existem várias formas de começar uma introdução, mas as mais indicadas são as seguintes:
1) Por uma pergunta coerente, que, lógico, deverá ser respondida durante a redação. Exemplo: É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e com justiça social enquanto existir tanta violência contra o menor?
2) Por um dado histórico (sempre com indicação precisa de datas ou referências de acontecimentos históricos). Exemplo: Às crianças, nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em Palmares, não foram poupadas. Na Candelária ou na praça da Sé, continuam não sendo.
3) Por uma comparação, ou seja, assemelhando ou opondo algo)e: no minimo.. Exemplo: É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra – países desenvolvidos – nessa idade, as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas.
4) Por um dado estatístico, sempre referenciando de onde esse dado foi extraído. Exemplo: Quarenta mil crianças morreram hoje no mundo, vítimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição, segundo a UNICEF. Para cada criança que morreu hoje, muitas outras vivem com a saúde debilitada. Entre os sobreviventes, metade nunca colocará os pés em uma sala de aula.
5) Por uma citação (sempre entre aspas e, após, referenciar quem foi à pessoa citada). Exemplo: ‘‘Navegar é preciso, viver não é