Estrutura de Processos
Módulo: Generalista.
Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais.
ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
;
Brasília – DF
Novembro/ 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo conceituar e entender o que é Adhocracia e associar às idéias de megatendêcias, expostas por John Naisbitt, e fazer uma relação e/ou associação com os tipos de estruturas utilizados pelas organizações.
Para tanto, foram escolhido três das dez grandes tendências que estão ocorrendo na sociedade moderna, abordadas pelo autor.
A primeira tendência refere-se as ‘hierarquias para a comunicação lateral’, ou seja, o princípio hierárquico comumente aceito e conhecido, ordenando a estrutura de poder de cima para baixo, sendo substituído pela comunicação lateral, fazendo uma relação com a estrutura organizacional por projetos. Esta parte do trabalho será apresentada em sala de aula.
A segunda tendência da ‘economia nacional para a economia mundial’, que aborda a transição das economias dos países, de fechadas para globalizadas, e a relação com a estrutura organizacional linha-staff.
A terceira tendência a ser abordada neste trabalho, refere-se a ‘da ajuda institucional para a auto-ajuda’, do rompimento com as instituições, e a relação com a estrutura em rede transferindo para outras organizações atividades fins e atuando de forma interligadas sob uma coordenação central,
CONCEITO DE ADHOCRACIA
Adhocracia é um termo utilizado na administração com significado inverso ao da “Burocracia”. Deriva do latim “ad hoc”, cujo significado pode ser descrito como “aqui e agora”, ou “pessoa ou coisa preparada para uma determinada missão” e incide em algo que seja flexível, maleável e adaptável a mudanças constantes.
Segundo Chiavenato (2011), Adhocracia “significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação”.
O termo