ESTRUTURA DE UM PROCESSO
ESTRUTURA DE UM PROCESSO
O processo é um conjunto de informações que é calculada e interpretada pela UCP e que fica armazenada na memoria.
Um processo é formado por 3 contextos, o de Hardware, Software e espaço de endereçamento, com estes contextos se torna possível parar um processo e voltar a processá-lo depois do mesmo ponto que parou, sem a perda de informação. Cada contexto tem seu conjunto de informação que junto tornam um processo executável e gerenciável, como por exemplo:
No contexto de Hardware ele que terno possível a execução de vários programas, por que ele que gerencia o processo que entrando em execução após uma chamada ou a finalização e o retorno de ponto de pausa do processo caso solicitado a execução de vários processos, ação feita pelos registradores SP e PC.
Contexto de software’ e composto por definições e limites de recursos que esse processo utiliza, sendo assim 3 grupos de informações:
Identificação: informação que caracteriza o processo aonde se encontra, com só endereços PID e UID.
Quotas: definem o limite de cada recurso que será alocado para o processo.
Privilégios: determina o direito de alteração deste processo, em relação a ele mesmo, outro processo e ao sistema operacional, sendo assim muito importante pois podendo alterar informações de segurança.
ESPAÇO DE ENDEREÇAMENTO
É o espaço que é alocado na memória para as informações sobre tal programa e suas instruções, que deve ser mantido em blocos separados dos outros programas.
Todo sistema operacional tem seu gerenciados de processos que possibilita a interação e a visualização destes processos, sendo características, suspensão, prioridade entre outras.
ESTADOS DO PROCESSO
Um processo tem vários estados em seu processamento, em função do sistema operacional ou pelo próprio processo, são eles: execução, pronto e espera.
Execução: um processo em execução, é quando ele está sendo processado pela UCP.
Pronto: quando está