Pesquisa de Marketing
A pesquisa de marketing evoluiu e ganhou importância à medida que o conceito de marketing evoluiu, principalmente com a adoção, pelas empresas, da orientação filosófica para o consumidor.
A primeira pesquisa, segundo Eaton e Harrison (1930), ocorreu em Londres, em 1840. Nessa pesquisa dois pesquisadores visitaram dois bairros operários e procederam a várias entrevistas, em diversas residências. Tinham por objetivo levantar dados sobre as condições de vida e moradia desses trabalhadores.
Durante o período de 1900 a 1930, nos EUA, o interesse da administração das empresas estava voltado principalmente para as atividades de produção, "como produzir mais e mais barato". É a época da produção em massa de produtos extremamente padronizados. Na década de 30, o interesse da administração volta-se para a distribuição, há a necessidade de aprimorar os canais de distribuição para poder se escoar os produtos que então são produzidos em massa. Somente a partir de 1940 é que a administração começa a dar atenção para as necessidades e desejos do consumidor e, paralelamente, cresce o interesse pela pesquisa de marketing, apesar dele ter tido sua origem no século passado.
O período que vai de 1910 a 1920 é reconhecido como início formal da pesquisa em marketing, apesar de que uma outra pessoa ou instituição dela fizeram uso antes de 1910.
A mudança da prática das empresas para o conceito de marketing reflete na mudança da ênfase de "pesquisa de mercado" para "pesquisa de marketing". A pesquisa de marketing envolve todas as fontes de interesse do marketing, incluindo o foco da pesquisa de mercado, que são as análises de mercado. A pesquisa de marketing exige um envolvimento muito grande entre os pesquisadores executivos do ramo, no sentido de trabalharem de forma a obter as informações necessárias e corretas para então ajudá-los no processo de decisão.
Função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing, por