Estrutura de mercado
Prof. Josenito Oliveira
Estruturas de Mercado Aula 7
1
REGRAS DE CONVIVÊNCIA
1. Programar o CELULAR para o modo SILENCIOSO e NÃO ATENDÊ-LO NO RECINTO 2. Participar e perguntar 3. Observar os HORÁRIOS 4. Não CONVERSAR de modo que atrapalhe a aula.
2
2
Escada da Motivação
3
Capítulo 7: Estruturas de Mercado
Introdução Mercado em Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Concorrência Monopolística Estruturas do Mercado de Fatores
4
Estruturas de Mercado: Introdução
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características: • número de empresas que compõem esse mercado; • tipo do produto (se as firmas fabricam produtos; idênticos ou diferenciados); c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
5
Concorrência Pura ou Perfeita
6
Concorrência Pura ou Perfeita
É a estrutura de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), e um grande número de consumidores, de tal forma que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio.
7
Estruturas de Mercado: Concorrência Pura ou Perfeita
As principais características são: Mercado atomizado: mercado com infinitos vendedores e compradores (como átomos”), de forma que um agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado. Assim, o preço de mercado é um dado fixado para empresas e consumidores (são price-takers, isto é, tomadores de preços pelo mercado); Produtos homogêneos: todas as firmas oferecem um produto semelhante, homogêneo. Não há diferenças de embalagem, qualidade nesse mercado; Mobilidade de firmas: não há barreiras para o ingresso de empresas no mercado. Racionalidade: os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação ou utilidade derivada do consumo de um bem, ou seja, os agentes agem racionalmente. Transparência do mercado: consumidores e vendedores têm